2007-08-12

Viagem

Aparelhei o barco da ilusão
E reforcei a fé de marinheiro.
Era longe o meu sonho, e traiçoeiro
O mar…
(Só nos é concedida
Esta vida
Que temos;
e é nela que é preciso
Procurar
O velho paraíso
Que perdemos).

Prestes, larguei a vela
E disse adeus ao cais, à paz tolhida.
Desmedida,
A revolta imensidão
Transforma dia a dia a embarcação
Numa errante e alada sepultura…
Mas corto as ondas sem desanimar.
Em qualquer aventura,
O que importa é partir, não é chegar.

(Miguel Torga in Câmara Ardente, 1962)

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

és de vpa?

12:26 da manhã  
Blogger oplanetadaju disse...

sim! :)

9:12 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Lindo poema...
Não sei porquê, lembrei-me de um outro de Manuel da Fonseca: "ANTES QUE SEJA TARDE", mais "gritante"...

Amigo
Tu que choras uma angústia qualquer
e falas de coisas mansas como o luar
e paradas
como as águas de um lago adormecido,
Acorda!
.....
Deixa os desejos sem rumo
de barco ao deus-dará
e esse ar de renúncia
às coisas do mundo.
Acorda, amigo,
liberta-te dessa paz podre de milagre
que existe
apenas na tua imaginação.
Abre os olhos e olha
abre os braços e luta!
Amigo,
Antes da morte vir
nasce de vez para a vida...

A nossa vida é uma "viagem"...
Um beijo com muito carinho

Zoquita

4:49 da tarde  
Blogger oplanetadaju disse...

Que lindo! :)

Um beijo de gigante

9:16 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

PLANETAJU. Não mais poderei voltar. Este sítio guarda demasiadas vozes para q eu as consiga ignorar. Depois, se umas doces, ternas e francas outras fazem-me tremer com a sua força e com a sua falta de medo do escuro. Não consigo dormir com tanta luz apagada...
Estou a brincar... Adoro-te!

1:04 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O vosso Torga mostrou-me que a seiva das árvores da minha terra é semelhante ao sangue que me corre nas veias. Agora que me reencontrei com o lugar onde pertenço, sua voz ecoa mais forte, qual vento Norte em manhã de Agosto.

3:31 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial