2006-09-04

Vila Pouca de Aguiar


Regresso com curiosidade à minha terra, à minha região. Registo as novidades. Acomodo alterações. Esta Vila vai crescendo, ganhando forma de terra serena do interior, ganhando forma de vila que apela à fixação de pessoas, de empresas, de associações. Provavelmente, com maior e melhor qualidade de vida. Alteram-se praças dando lugar a novas e arejadas áreas pedonais. Altera-se, também, a mobilidade. As ruas são agora espaços muito diferentes e parece haver uma tentativa séria de proteger a zona central, que é também, a principal zona comercial. É frequente confrontar-me com alterações de sentidos de trânsito e por momentos sinto-me perdida. Tenho que parar para pensar qual será o melhor itinerário.
Integrado na sub-região do Alto Tâmega, o Concelho de Vila Pouca de Aguiar situa-se a norte do Distrito de Vila Real, entre as serras do Alvão e da Padrela. Durante o tempo em que vivi neste concelho confrontei-me diariamente com o peso da interioridade. Recordo-me da ansiedade com que recebia a Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian, das viagens intermináveis até ao Porto, do frio na Escola Primária, da falta de cinema, de teatro, … Ganhei outras coisas, é certo, que só a interioridade pode oferecer: liberdade para explorar o espaço que me rodeava.
Este fim – de – semana visitei-o. Acolhida em amizades sólidas, construídas nessa exploração do espaço, construídas no tempo e no acompanhamento dos momentos significativos, construídas devagar e sem pressa. E acolhida nessa rede, re –descrubo um novo concelho. Um concelho que tenta mostrar o património local e fazer dele uma garantia de sobrevivência. Algumas das principais alterações estão relacionadas com um investimento na rede comercial: clara aposta na comercialização de produtos da região como o granito, o mel, o cabrito, as cebolas e a castanha. Anualmente, realizam-se feiras que promovem estes produtos, e que trazem pessoas à região. Vila Pouca de Aguiar pode, agora, ser designada como a Capital do granito. O Parque Termal das Pedras Salgadas vai ser alvo de uma profunda remodelação. Há património arquitectónico e arqueológico classificado. Verifica-se, também, que proliferam Associações: de fotografia, de Caça e Pesca, de BTT, de cantares tradicionais. E há uma Casa da Cultura, antigo edifício da CP, que acolhe todas as Associações. Este sábado desafiaram-me para testar um dos percursos da Rede Municipal de Percursos de Vila Pouca de Aguiar que inclui 14 percursos pedestres de pequena rota (PR), um percurso pedestre de grande rota (GR), um percurso equestre (PE) e um percurso cicloturístico (PC), completando a mais extensa rede de trilhos sinalizados a nível nacional. À noite assisti a um concerto medieval no Castelo de Aguiar. Confesso que antes de adormecer não pude deixar de pensar, agora sob o olhar de Adulta, que deve ser bom morar numa terra assim.

6 Comentários:

Blogger Venus as a boy disse...

Que descrição tão bonita! Escreves tão bem que apetece ler e reler muitas vezes! Beijos!

10:02 da manhã  
Blogger oplanetadaju disse...

:)obrigada! um beijo enorme

1:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Juzinha, finalmente um bogg que não é elitista!!!:)Compreendo o que sentes quando voltas a VP, embora não tenha tantas raizes na minha terrinha (Vimioso), também penso que a interioridade não é de todo negativa. Embora longe da chamada cultura (ainda bem que no nosso tempo havia TV!, instruímo-nos na descoberta da colina mais elvada e redondinha para construir o nosso castelo; no cultivo da horta dos bonecos; na escalada dos muros dos vizinhos; nas lentas viagens de burro, etc... Apesar de tudo, gostaria de poder oferecer tudo isso aos meus filhos.
Mic's

7:57 da tarde  
Blogger oplanetadaju disse...

Mic`s bonita:

obrigada pelo comentário.
Ah! trouxe-te uma prenda doce de VPA!

um beijo grande

11:27 da tarde  
Blogger Venus as a boy disse...

Obrigado pelas prendas de Vila Pouca :) Adorei!

12:28 da tarde  
Blogger Pierrot disse...

Mais uma foto extraordinária, para não variar.
Não conheço bem essa zona. Penso que fui uma ou duas vezes a V.P.Aguiar e uma terra lá perto, qeu fica num autêntico "buraco" longe de tudo e da qual não me recorda o nome, mas que até é conhecida. Adorei pois é uma zona linda.
Bjos e Abraços daqui
Eugénio

2:25 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial