2006-08-29

On the road...


Viajamos felizes. Na rádio, sempre, música tradicional irlandesa. Perdemos a conta do número de Kms percorridos nas estradas sinuosas, estreitas, vertiginosas e decoradas com mantos de verde, de cabras e de vacas. Em todo o país há aproximadamente 70 Kms de auto - estrada. Mas as estradas nacionais parecem cumprir o propósito de nos obrigar a viajar devagar e a olhar atentamente esta Irlanda. Cruzamo-nos com homens e mulheres simpáticos e amistosos rodeados de filhos. Bebés de grandes olhos azuis e de sardas elegantes a pintalgar sorrisos abertos. Descubro uma Irlanda rural. Assumida e orgulhosa. O dinheiro, proveniente de Fundos Comunitários, foi aplicado num investimento sério na tradição rural, na reformulação e ampliação de grandes áreas latifundiárias. As habitações foram, também, presenteadas com reconstruções e por todo o lado, em todas as colinas, há um Bed & Breakfast que acolhe, que recebe bem. Parece haver, sempre, uma mensagem que apela ao visitante a vir conhecer o País. Uma das principais companhias de aviação de Low – Coast, a Ryanair, encarrega-se de trazer turistas. Os castelos em ruínas, as ovelhas, os campos a perder de vista, o imaginário das lendas celtas e o acolhimento do povo com um pint de Guiness na mão encarregam-se de nos embebedar de desejos de regresso.

(fotografia do Matvei)

10 Comentários:

Blogger Major Tom disse...

estou quase rendido, e ainda não falamos nem veio aquele abraço que já me está a faltar! bom regresso para os dois, e quero depois ouvir o relato mais sereno da tua voz doce :-)

11:37 da tarde  
Blogger oplanetadaju disse...

tenho saudades tuas, doce menino!

2:32 da tarde  
Blogger Fabi disse...

Ei bonita! Soube do teu blog e andei navegando! Gostei muito! Posso botar link no meu? Aparece no meu tb...
beijosssssss

3:25 da tarde  
Blogger oplanetadaju disse...

claro que sim, bonita! tenho todo o gosto!
um beijo enorme

9:38 da manhã  
Blogger j.seabra disse...

ó p'ra mim, a salivar enquanto acompanho o relato de mais uma descoberta...

7:20 da tarde  
Blogger oplanetadaju disse...

Temos fotografias muito bonitas. Acho que quandos as vires ficarás rendido. Nós ficamos!

um abraço,

11:09 da manhã  
Blogger Rui Coutinho disse...

isso é tudo muito bonito, e tal, mas..., ..., ..., ...
e os u2?
e o van morrisson?
e o gavin friday?
e a "scene underground" de dublin?
e as docklands?
que rurais que vocês me saíram...
beijos e abraços. estavamos com saudades.

9:33 da manhã  
Blogger Nuno Santos Neto disse...

Rui, a propósito dos u2... o The Kitchen deve ser conjugado no pretérito prefeito.

1:01 da tarde  
Blogger oplanetadaju disse...

Rui, na verdade não senti grande empatia com Dublin. Embora tenha uma dinâmica nocturna muito interessante. Contudo,nos outros locais que visitamos esta empatia foi imediata! um beijo enorme

11:34 da tarde  
Blogger Pierrot disse...

Bonita esta Irlanda.
Faz-me lembrar algo de rural, mas mágico sei lá, tipo terra dos baggins, qual Senhor dos Aneis.
Giro.
Abraço e bjos
Eugénio

2:20 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial